quarta-feira, 14 de maio de 2008

O educador e o Serviço de Pediatria

Ao longo das duas semanas intensivas de iniciação à prática profissional na pediatria do Hospital Distrital de Faro (2007) deparei-me com um contexto educativo muito diferente do Jardim-de-infância para o qual ainda não tinha tido qualquer contacto.
O educador de infância num Jardim-de-infância tem como objectivo principal que as crianças adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades, predisposições e sentimentos, enquanto que no serviço de pediatria, este pretende fundamentalmente que minimizar a dor que a criança internada e os respectivos familiares/acompanhantes sentem, através de actividades lúdicas e do afecto que lhes é dado. Estas actividades permitem simultaneamente desmistificar a imagem que as crianças têm do internamento (normalmente têm uma imagem má).
O papel do educador não se restringe ao apoio às crianças, este deve ser dado também ás suas famílias, visto que a presença das mesmas é essencial para que a criança supere a doença e o internamento que esta implica.
No serviço de pediatria de Faro, as educadoras de infância costumam actuar na sala de actividades, nos quartos das crianças e na sala de tratamentos, sendo fulcral o acompanhamento destas nos momentos de tratamento que as crianças realizam, verifiquei ao longo das duas semanas intensivas que o educador deverá sempre ser verdadeiro com as crianças para que se gere um clima de confiança entre ambos.
Este serviço de pediatria não é constituído apenas pelo internamento, existem outras valências, como o Hospital de Dia, as consultas externas e a urgência pediátrica, durante uma das conversas informais que eram estabelecidas com as educadoras foi perceptível a necessidade que este serviço tem de um maior número de educadores de infância (existem apenas 2 educadoras), para assim colmatar com a actual inexistência de educadores a tempo permanente nas valências anteriormente referidas.
Durante estas duas semanas intensivas, descobri um “mundo” que desconhecia, foi uma experiência muito enriquecedora, visto que serviu para abrir os meus horizontes. Considero que neste contexto educativo, um educador tem que se entregar de corpo e alma, se no jardim-de-infância tal já acontece, neste contexto educativo isso é ainda mais evidente.
Para trabalhar num serviço de Pediatria é necessário muita força, vocação e algo muito importante que aprendi: superar as grandes dificuldades, angústias e medos através de um largo sorriso nos lábios.
Obrigado a todos aqueles que me possibilitaram experienciar este contexto educativo, sendo meu desejo que todas as minhas práticas profissionais me proporcionem momentos de reflexão e possibilitem novas aprendizagens.

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