Algumas actividades de padrões
"Nós fazemos padrões com o corpo"
As crianças devem estar sentadas ou em pé à volta de um círculo de maneira a que possam observar o padrão à medida que ele emerge.
Começa-se com um padrão simples como "levanta - senta, levanta - senta". É importante que se expresse verbalmente a acção, durante a execução da mesma. A criança irá começando a identificar o padrão presente e posteriormente, poderá realizar a extensão do mesmo.
É fundamental que o educador questione as crianças, como por exemplo, "Que pensas que vem a seguir? Porquê?"
Quando considerar pertinente, aumente o número de acções.
Padrões com objectos de desperdício
Apresenta-se ao grupo, um padrão repetitivo (ex:1 palhinha verde;1palhinha azul; 1 palhinha verde; 1 palhinha azul)
A criança colocará a palhinha seguinte. neste caso, o critério é a cor.
Apresenta-se ao grupo, um padrão não repetitivo (ex: 1 palhinha verde; 2 palhinhas verdes; 3 palhinhas verdes). A criança continuará o padrão. O critério é a quantidade (número).
Translaçoes com as palhinhas e tampas de garrafas
O educador constrói um padrão e regista-o colocando o número de objectos ou a cor(palhinhas) nele existentes. De seguida, a criança remove os objectos, deixando apenas os números ou as cores que a educadora registou. Agora, ela própria irá criar, com outros objectos (tampas de garrafas), um padrão que respeite o padrão registado.
Após estas actividades em grande grupo, devemos deixar cada criança de forma individual, explorar os objectos, de forma a criar os seus padrões.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário